O projeto Jovens em Atu(Ação) conta com as artes cênicas e marciais como oportunidades emancipatóriaspara os sujeitos e é uma iniciativa do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba eregião.
São 120 criançase adolescentes em situações de vulnerabilidade social que participam do projetonos cursos de artes cênicas, karatê, judô e inteligência emocional.
Os cursossão gratuitos e ministrados no Espaço Cultural, que fica na rua capitão Manoel Januário,233, na região central de Sorocaba.
O projeto tem financiamento do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Sorocaba, por meio do edital de seleção pública. A coordenadora pedagógica responsável é a diretora do Igesc, Rute Bueno Caires Mozer.
Estimular aaprendizagem por meio de ferramentas que possibilitam processos de intervenção narealidade social dos jovens, ampliando o repertório de conhecimentos, motivandoo engajamento social e apresentando alternativas de estilo de vida.
O Karatê e oJudô são artes milenares que proporcionam o crescimento e o desenvolvimento harmônicoda afetividade e da integração social e das potencialidades psicomotoras e cognitivas.Dessa forma, são modalidades cultural- esportivas que cumprem um papel educativo de sociabilidade.
Nas aulas de Karatê e Judô as crianças e adolescentes desenvolvem atividades em grupo, predominantemente motoras, por meio de jogos interativos e sensoriais, atividades que despertam e estimulam a criatividade e a aprendizagem por meio de técnicas de expressão oral e corporal.
A cultura é um instrumento de conscientização social e o curso de Artes Cênicas, além de contribuir para a vivência coletiva, abre possibilidade de campo profissional aos participantes.
No curso, são apresentados aos jovens períodos significativos da História da Arte, história do teatro mundial, brasileiro e sorocabano e à prática teatral, promovendo teoria e prática.
Os objetivos do curso são:
O curso introduz o teatro como linguagem artística, pensar a arte como processo reflexivo e expressivo, incentivar processos de autonomia criativa, desenvolver técnicas de consciência e expressão corporal, técnicas de comunicação oral, realizar a montagem de cenas clássicas e experimentais, criar uma montagem autoral, participando de todas as etapas da produção de uma peça teatral.